Monday, June 9, 2008

Pessoa - 120 anos

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples. Tem só duas datas –
a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.”

Alberto Caeiro



A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) comemora em Junho os 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa com uma peça de teatro, debates, o lançamento de um livro, uma exposição e a antestreia de um filme. O programa das comemorações, que decorrerão durante todo o mês de Junho no auditório Maestro Frederico de Freitas, na sede da SPA, em Lisboa, arranca a 05 de Junho com uma mesa-redonda intitulada «Pessoa e Suas Ficções» - que incluirá a apresentação de vários documentos audiovisuais - em que participam José Xavier, Teresa Rita Lopes e Manuela Parreira da Silva. Segue-se, a 12 de Junho, o lançamento do livro «Véspera de Viagem», um texto para teatro de Teresa Rita Lopes, editado pela SPA, e um diálogo sobre alguns aspectos nela abordados - nomeadamente «Pessoa Amoroso e Contestatário» - entre a autora e José Blanco. A 19 de Junho, será representada a peça «Do Desassossego», baseada no «Livro do Desassossego», de Bernardo Soares, semi-heterónimo de Pessoa, da autoria de Carlos Paulo, que é também o protagonista, com encenação de João Mota.

No comments: